sexta-feira, 6 de novembro de 2009






Bom Dia, Boa tarde ou Boa Noite meus caros coleguinhas ...

Pensando em uma aprendizagem significativa na minha sala de aula, vejo que a criatividade possibilita inovações que aproveitam o que o aluno já sabe, proporcionando o desenvolvimento do seu conhecimento com um pequeno auxílio da "diversão".

Um bom ambiente em sala de aula só é possível se proporcionado pelo professor, pois sabemos que as crianças são inteligentes, espertas e sabidas, nesse sentido precisam de atividades que as façam defrontar com a sua realidade social, é preciso trabalhar no concreto, fazê-las pensar sobre o que produzir, como produzir e para que produzir.

Foi nessa perspectiva que ofereço um blog com informações pertinentes e capazes de revolucionar o modo como a aprendizagem acontece nas salas de aula da educação infantil.

CAROS ALUNOS, VAMOS ORIENTAR OS COLEGAS COMO SELECIONAR O LIXO DA NOSSA ESCOLA?
MAS 1° VAMOS SABER SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE LIXOS, ASSIM:

METAL --> Lata de leite condensado, ervilha, extrato de tomate etc.
PLÁSTICO --> Garrafinhas de refrigerante, plástico de balas e chicletes etc, pote de iogurte etc.
PAPEL --> Folhas de caderno, papelão, jornal etc.


ORGÂNICO --> Restos de comidas, cascas de frutas e legumes etc.
VIDRO --> Garrafas de refrigerante, vasilha de palmito, ervilha, etc



AGORA VAMOS PRECISAR DE ALGUNS MATERIAS PARA FABRICAR OS LIXOS:


5 CAIXAS DE PAPELÃO TAMANHO MÉDIO
5 PINCÉIS TAMANHO MÉDIO
TINTAS GUACHE NAS CORES: VERMELHO, AMARELO, AZUL, VERDE, PRETO E BRANCO

FABRICANDO:

CADA CAIXA DE PAPELÃO SERÁ PINTADA NAS CORES:
1) VERMELHO --> escrever PLÁSTICO na cor BRANCO
2) PRETO --> escrever ORGÂNICO na cor BRANCO
3) AZUL --> escrever PAPEL na cor BRANCO
4) AMARELO --> escrever METAL na cor PRETO
5) VERDE --> escrever VIDRO na cor BRANCO

PRONTO! AGORA COLOQUE AS CAIXAS DE LIXO NO LOCAL ONDE HÁ MAIOR CIRCULAÇÃO DE ALUNOS E VAMOS CONTINUAR O TRABALHO CONCIENTIZANDO A NOSSA COMUNIDADE ESCOLAR.


Sabemos que muitos materiais podem ser reciclados e dessa forma é mais fácil de fazer. As vantagens são enormes, pois minimizam a utilização de fontes naturais, em maior parte não-revováveis. Esses materiais selecionados serão encaminhados para empresas responsáveis de reciclagem em veículos próprios que darão o fim correto para cada tipo de lixo.


Um outro olhar sobre este trabalho é o exercício da cidadania pois, criaremos o hábito de selecionar o lixo para a reciclagem e minimizaremos a poluição do nosso planeta.



É ISSO AÍ GALERA, VAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DO NOSSO PLANETA EM QUE O SER HUMANO ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR.

3 comentários:

  1. Embora não seja o ramo de nossa atuação acadêmica, achamos o blog interessante e de extrema importância para o ramo das pesquisas e da busca de novos conhecimentos voltados à reciclagem e a preservação do meio ambiente, além da conscientização de não jogar lixo no chão, entre outros.

    Thiago Bueno Nogueira
    Matheus Lopes Rodrigues
    acadêmicos do curso de História
    blog: http://historiagreciaantiga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Katiucia, gostei muito do seu blog. Nossa sociedade tem a cultura de consumir desordenadamente todo o tipo de material e na hora de descarta-lo o faz de maneira errada produzindo uma quantidade exorbitante de lixo, transformando nosso planeta em um grande lixão. Então acredito que todas as tentativas de mudar essa realidade são válidas e de extrema importância para a preservação da vida em geral, eu e todas as gerações futuras agradecemos sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Katiucia,Parabéns pelo Blog!
    Gostei muito da sua iniciativa, acho que a conscientização ambiental deve ser tambem uma tarefa da escola, trabalhando e ensinando os alunos a selecionarem o lixo para reciclagem,e mostrar o quanto e importante não jogar o lixo no chão, e acima de tudo formar cidadãos que ajudem a preservar o meio ambiente.

    ResponderExcluir